NOTÍCIAS

 
Abr 18  
2011  
 
Apuração de Ouro
Dica do dia
Imagem da notícia PURIFICAÇÃO DE OURO

 

Informações e Cuidados:Os procedimentos aqui descritos foram fornecidos por profissionais do ramo (apuradores). Não nos responsabilizamos por quaisquer erros de procedimento ou manuseio dos produtos aqui utilizados. Sendo de inteira responsabilidade do usuário, realizar de forma segura e eficaz as sequências abaixo descritas.

 

   Acho que não é necessário ficar lembrando: TODO CUIDADO É POUCO. Preocupe-se com sua saúde e das demais pessoas que estarão perto deste procedimento. Use máscaras, Luvas e todo material necessário para se proteger.

 

 

1º) Reunir todos os resíduos de materiais (também conhecido como lixo ou sucata) que deseja que contenha o ouro (12, 14, 16, 18 etc).

 

2º) Fundir todo o material coletado.

 

3º) Pesar o material que foi fundido.

 

4º) O peso final do material fundido é anotado. Colocar “a mesma medida do material” em cobre. Ou seja; Resíduos: 50 gr. Colocar 50 gr de cobre junto com este resíduos. Mesma proporção de cobra com o material fundido. 50gr de um mais 50 gr de cobre. Detalhe (Cobre Eletrolítico)

 

5º) Fundir tudo junto (cobre + material).

 

6º) Laminar o que foi fundido bem fino, como se fosse solda. O mais fino que conseguir.

 

7º) Triturar ou cortar ou picotar a lâmina em pedaços bem fininhos.

 

8º) Colocar os pedaços em um vidro.

 

9º) Em um local bem arejado (aberto ao tempo). Atenção: NUNCA EM LOCAL FECHADO. Acrescentar ÁCIDO NÍTRICO. Afaste-se da mistura imediatamente. Não fique perto. A reação libera uma fumaça avermelhada extremamente perigosa à saúde. A quantidade de ácido Nítrico deve encobrir os pedaços de metal laminados. O material irá ferver e reagir, liberando uma fumaça tóxica (vermelha) Essa fumaça vermelha é justamente o cobre que estará queimando

 

10º) A cada 15 a 20 minutos acrescentar mais ácido Nítrico até perceber que o ácido que está jogando não mais liberará a fumaça. Neste momento a reação será somente de fervura e não mais fumaça vermelha.

 

11º) O tempo deste processo pode durar 1 dia inteiro. Faça esta seqüência de um dia para o outro. Sempre adicionando pouca quantidade de ácido Nítrico.

 

12º) Deixe reagindo durante toda a noite com ácido em local seguro. No dia seguinte, pegue um pincel fino com cabo. Você verá que no vidro estará os metais em forma de barro, vermelho escuro (quase preto). Quebre os pedacinhos com o cabo do pincel. Dentro do vidro, amasse bem a vontade. Ele deverá virar um pó bem fino.

 

13º) Leve este vidro em Banho Maria. Não precisa acrescentar mais ácido. O que já se encontra no recipiente é o suficiente. Deixe em banho Maria por Meio dia. Se for secando o ácido, coloque mais algumas gotas. O importante é não deixar secar. Logo, acrescente mais ácido nítrico caso perceba que ele está secando.

 

14º) Lembre-se de utilizar SEMPRE uma máscara de proteção. Não respire em hipótese alguma. Retire do Banho Maria depois de meio dia fervendo. Lave por várias vezes, colocando embaixo da torneira. Deixe o pó preto descer (Este é o OURO) já apurado. Retirar a água várias vezes até que a água fique bem limpa e o pó fique no fundo.

 

15º) Coar em coador de café. Deixe escorrer bem. No coador vai ficar este pó. Este pó é o OURO. Cuidado para não perdê-lo. Aperte o papel e corte de modo que você fique com ele na mão. Somente o papel e o pó no fundo.

16º) O material é uma bola molhada de filtro de café com pó no fundo. Leve este material até o cadinho e coloque ALCOOL e queime, para que saia o papel e seque o pó.

 

17º) Feito isso, com fogo bem baixo e sem pressão, vá secando e acrescente BORAX, para quando você der pressão no maçarico seu pó (ouro) não saia voando com a pressão. O pó vai ficando AMARELO (cor característica do ouro). E aos poucos o vai aparecendo o ouro 1000. Aumente a pressão do maçarico.

 

 

ATENÇÃO: Siga corretamente o TEMPO desta purificação. Deixe o ácido por toda a noite. Para garantir uma boa apuração.

 

Boa sorte

 

...